quinta-feira, 22 de março de 2018

Veja como Funciona o Curso Técnico de Informática

A área das tecnologias de informação é a falta de bons profissionais, não é de hoje que ouvimos nas notícias ou na mídia especializada sobre a enorme demanda de profissionais com formação superior ou técnica na área de TI.

O curso técnico em informática e tecnologia da informação para a Internet pode ser uma boa opção para aqueles que querem iniciar-se na área de tecnologia da informação.

Curso Técnico em Informática

O curso técnico em informática é o mais antigo e já bastante tradicional, pode-se dizer que as escolas do Sistema S, como o Senac e o Senai, a Rede Federal de Formação Profissional e Tecnológica, as escolas técnicas estaduais, como a ETEC do governo de São Paulo e em outras escolas e escolas técnicas do país, sejam públicas ou privadas.
Veja como Funciona o Curso Técnico de Informática

O ponto culminante deste curso é a diversidade e a visão ampla da tecnologia da informação, depois de tudo, normalmente você formata de uma forma que dá ao estudante uma visão geral do desenvolvimento de hardware e software e partes da Internet.

O Senac São Paulo, por exemplo, este curso está dividido em quatro módulos, sendo:

  • Desenvolvimento de sistemas
  • Desenvolvimento de websites
  • Hardware
  • Redes e sistemas operacionais

Desta forma, o aluno acaba tendo contato com as principais áreas de TI e ao final do curso, você pode decidir qual o caminho a seguir.

É bastante comum que os alunos se identifiquem mais com o hardware que com o desenvolvimento do sistema, mas também pode ser o contrário. O importante é saber um pouco de tudo para filtrar o que era mais simpático.

Curso Técnico em Informática na Internet

O curso técnico de informática na Internet foi inicialmente criado como um curso técnico na web, mas o MEC finalmente estar no catálogo nacional de cursos técnicos e muda o nome para ser adoptado a nível nacional.

A diferença do curso anterior, que tinha a visão de ser amplamente participativo nas principais áreas de TI, aqui o foco é a Internet, e torna-se no desenvolvimento de sites web, sejam estáticos ou dinâmicos. Este curso também é modular e pode cobrir os seguintes tópicos:

  • Banco de dados e linguagem SQL
  • Empreendedorismo na internet
  • Entre outros
  • Ferramentas de criação e edição de imagens para a internet
  • Linguagens client-side para a internet como HTML, CSS e Javascript
  • Linguagens e tecnologias server-side para a internet como PHP e ASP.NET
  • Lógica de programação e programação orientada a objetos
  • Marketing digital

A aplicação dos itens acima pode variar de um caso para outro e de uma escola para outra.
O curso técnico de informática para Internet é possível encontrar em várias escolas técnicas como o Senac, na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, escolas técnicas estaduais, como a ETEC do governo de São Paulo e em outras escolas e escolas técnicas do país, sejam públicas ou privadas.

Se você está pensando em fazer um curso técnico de TI, sabe que está a tomar uma boa decisão, já que a tecnologia é um mercado de trabalho em crescimento no Brasil.

Agora, se você tiver alguma dúvida com relação à grade do plano de estudos do curso, faça um acompanhamento dos temas que citei e veja o quão dinâmica e interessante é o treinamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário